Setor tem implementado ações que reduzem impactos ambientais e potencializam a viabilidade econômica das obras. No Ceará, há diferentes exemplos de ações de construtoras com foco na sustentabilidade e responsabilidade social, algo que promove a qualidade de vida
O compromisso com a sustentabilidade tem se mostrado uma necessidade das empresas, independentemente do segmento de atuação. Para a construção civil, a compreensão de que a sustentabilidade deve ser um pilar para o desenvolvimento do setor também é uma realidade, principalmente, por ser uma atividade que durante e após as obras lida com resíduos sólidos, cujo impacto no meio ambiente é direto.
Dessa forma, o segmento tem implementado ações que reduzem impactos ambientais e potencializam a viabilidade econômica das obras, proporcionando qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. No Ceará, por exemplo, há diferentes exemplos de ações de construtoras com foco na sustentabilidade e responsabilidade social.
Hoje, na frente do One existe uma praça arborizada e urbanizada, com equipamentos para lazer e o desenvolvimento de esportes diversos
A Colmeia, no mercado há 40 ano, está construindo o maior prédio de Fortaleza, o One, com 50 andares e localizado na avenida Beira-Mar. A história do edifício remete a um caso de responsabilidade social e sustentabilidade da empresa.
Antes, no terreno onde hoje o empreendimento está prestes a ser concluído, no bairro Mucuripe, existiam cerca de 70 famílias ocupando o espaço de forma irregular. O lixo jogado no Riacho Maceió que passa pelo local, o Parque Bisão, ficou definitivamente para trás.
Hoje, na frente do One existe uma praça arborizada e urbanizada, com equipamentos para lazer e o desenvolvimento de esportes diversos. Construída e administrada pela Colmeia.
“Todos saíram pacificamente, satisfeitos. Receberam de forma justa os valores equivalentes às suas casas. Eu louvo a grandeza da operação e dos benefícios que isso trouxe para a cidade, que trocou uma área degradada por uma área urbanizada. Hoje, o Parque Bisão é um local onde as pessoas tiram fotos para eventos diversos, pois tem um paisagismo belíssimo. O espaço, inclusive, é mantido pela Colmeia. Vamos repassar essa manutenção para os condomínios em construção”, diz o CEO da Colmeia, Otacílio Valente.
#colmeianamídia
FONTE: O Otimista
Para ler a matéria na íntegra : https://ootimista.com.br/economia/o-papel-da-construcao-civil-no-bem-estar-social/